O médico poderá usar suas redes sociais para mostrar o seu trabalho e repostar elogios de pacientes. Veja como isso pode ser feito de forma ética e responsável.
Se um médico usar suas redes sociais apenas para compartilhar aspectos pessoais sem fazer referência à prática da medicina, não é necessário identificar-se conforme estabelecido pela Resolução CFM nº 2.336/2023. No entanto, se utilizar sua rede social privada para abordar temas relacionados à medicina, deve seguir as regras estipuladas por este manual.
As postagens feitas pelos médicos em suas redes sociais pessoais devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas nesta resolução. É permitido publicar autorretratos (selfies), imagens e/ou áudios, contanto que não contenham elementos sensacionalistas ou promovam concorrência desleal.
É salutar que pacientes compartilhem em suas redes sociais elogios ao atendimento recebido dos médicos. No entanto, postagens sistemáticas, mesmo que não compartilhadas pelo médico em suas redes sociais, serão investigadas pela Codame.
Médicos podem compartilhar elogios sobre sua atuação em postagens de terceiros ou de pacientes, contanto que não o façam reiteradamente, nem sejam sensacionalistas. Caracteriza-se como forma reiterada aquela realizada numa frequência maior do que duas por semestre.
As mensagens repostadas serão consideradas postagens do médico, sujeitas às normas deste manual. Essas regras aplicam-se a todos os médicos, independentemente de serem figuras públicas ou não, e se estendem aos membros da equipe médica.
© 2024 - CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS